domingo, 24 de março de 2013

discovery

"és intolerante ao glúten, ou seja és celíaca"  
Quando ouvi isto, por parte do meu médico, sinceramente só disse"an?", porque não sabia de que raio ele estava a falar, nunca tinha ouvido a palavra glúten, e muito menos celíaca na minha vida. Sinceramente, não pensei que fosse algo que me levasse a uma mudança radical na minha vida, mas depois da explicação as lágrimas vieram-me aos olhos. Após 15 anos tinha de deixar de comer o que gosto?, tinha de deixar de comer o que os meus amigos podem comer?, tinha de deixar de comer chocolates, bolachas?, que pior podia acontecer? Sabia que algo ia mudar, sentia-me uma pessoa diferente, com um problema, sentia-me triste. Pode parecer disparatado ficar assim por isso, mas não é, afinal eu durante 15 anos sempre fui "normal", sempre pude comer o que queria, e agora não poder fazê-lo, deu cabo de mim, deitou-me baixo. Mas o pior  veio depois, após a minha pergunta "e qual é o tratamento?" "Não há tratamento", ou seja, terei que lidar com isto até ao fim da minha vida, aí sim, senti uma tristeza enorme, a mudança iria começar, e mais radical, impossível...

1 comentário:

  1. Sou alérgica à proteína do leite, mas sou desde que nasci. Por isso nunca tive de me habituar de repente e de mudar de comportamento, mas compreendo completamente o que sentes. O facto de não podermos ir a um restaurante sem perguntar o que tem a comida, ou ficar a olhar enquanto os outros comem, ou simples coisas como não puderes dar um beijo ao teu namorado sem perguntares o que é que ele esteve a comer... Já deixei de fazer uma viagem de sonho com os meus melhores amigos por causa deste problema... porque nunca se sabe... e as pessoas não fazem ideia da quantidade de coisas que não posso comer! Da quantidade de coisas que me podem matar! Porque é mesmo assim... no meu caso é vida ou morte... e pode parecer algo simples e normal, mas a verdade é que custa, porque te sentes diferente dos outros. Mesmo que eles façam tudo para que não te sintas, sentes. E o que custa mais mesmo é saberes que não há cura e que vais ter de lidar com isto para sempre. Eu sei o que custa, acredita. Mas temos de aprender a viver com isto. Eu aprendi, e apesar de ser diferente, eu sei que também vais conseguir. É tudo uma questão de hábito, e de força. Lembra-te também que deves ser responsável e por a tua saúde à frente de tudo! Pode não passar, mas é completamente possível seres feliz :)

    ResponderEliminar